Quem sou eu

Minha foto
Sou um antropólogo brasileiro especializado em temas educacionais. Meus trabalhos focalizam as relações existentes entre a educação escolar e outras esferas da vida social. Atualmente, desenvolvo pesquisas sobre estratégias familiares e projetos de escolarização nas camadas populares das cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis, ambas no Brasil. A abordagem inclui reflexões sobre a educação básica e o ensino superior. O debate sobre a construção social das juventudes é privilegiado porque permite interpretações refinadas sobre as relações entre educação escolar e expectativas de futuro. Trabalho no Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ onde ensino antropologia e sociologia da educação, além de orientar estudantes interessados no debate entre ciências sociais e educação.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Nasce o LaPOpe

O Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais – LaPOpe é fruto do encontro entre sociólogos, antropólogos e pedagogos que têm a educação como tema de pesquisa. Ele é composto por Marcio da Costa, Mariane Koslinski, Ana Pires do Prado, Rosana Heringer, Gabriela Honorato, Silvina Fernandéz e por mim. Todos somos professores e pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

As pesquisas desenvolvidas no LaPope agregam as metodologias quantitativa e qualitativa e têm por objetivo ampliar a reflexão sobre os sistemas educacionais. A perspectiva comparativa orienta as análises e visa construir conceitos e modelos analíticos que incluam as especificidades de cada sistema educacional analisado e, simultaneamente, permitam pensar nos sistemas educacionais de maneira universal.

O LaPOpe funciona na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em breve acontecerá o lançamento oficial de nosso site. Nele, apresentaremos nossos projetos de pesquisa e disponibilizaremos nossos artigos e livros. Por enquanto, os contatos podem ser feitos diretamente com os professores. No meu caso, os contatos também podem ser feitos aqui pelo Blog.