No dia 28 de junho eu
tive o prazer de participar de um evento do Programa
de Aperfeiçoamento de Ensino, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da
USP-São Carlos. Foi um convite de um amigo muito querido, Antônio
Burtoloso, e da comissão organizadora. Proferi uma palestra com o sugestivo
título: “A Universidade na alça de
mira”. Durante mais de duas horas discutimos as ondas de pensamento contrário à Universidade e o anti-intelectualismo que tem sido cada vez mais espraiado
pelo Brasil. Quem desejar saber o que eu, e o público da USP-São Carlos,
pensamos sobre a temática, pode assistir o vídeo disponível em:
Este Blog é um espaço para exercitar o olhar antropológico. Os alvos são o cotidiano urbano e as questões relacionadas à educação escolar. Sejam bem-vindos!
Quem sou eu
- Rodrigo Rosistolato
- Sou um antropólogo brasileiro especializado em temas educacionais. Meus trabalhos focalizam as relações existentes entre a educação escolar e outras esferas da vida social. Atualmente, desenvolvo pesquisas sobre estratégias familiares e projetos de escolarização nas camadas populares das cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis, ambas no Brasil. A abordagem inclui reflexões sobre a educação básica e o ensino superior. O debate sobre a construção social das juventudes é privilegiado porque permite interpretações refinadas sobre as relações entre educação escolar e expectativas de futuro. Trabalho no Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ onde ensino antropologia e sociologia da educação, além de orientar estudantes interessados no debate entre ciências sociais e educação.