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Sou um antropólogo brasileiro especializado em temas educacionais. Meus trabalhos focalizam as relações existentes entre a educação escolar e outras esferas da vida social. Atualmente, desenvolvo pesquisas sobre estratégias familiares e projetos de escolarização nas camadas populares das cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis, ambas no Brasil. A abordagem inclui reflexões sobre a educação básica e o ensino superior. O debate sobre a construção social das juventudes é privilegiado porque permite interpretações refinadas sobre as relações entre educação escolar e expectativas de futuro. Trabalho no Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ onde ensino antropologia e sociologia da educação, além de orientar estudantes interessados no debate entre ciências sociais e educação.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

O caminho da equidade e suas pedras.


A revista Interseções, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, acaba de publicar um dossiê com um título convidativo: Escolas Contemporâneas, desafios republicanos. Ele foi organizado pela Helena Bomeny (UERJ/FGV) e apresenta quatro artigos discutindo uma série de desafios apresentados às escolas e aos sistemas educacionais em contextos em que a universalização da educação básica foi consolidada. O dossiê indica um conjunto de dificuldades presentes naquele que podemos chamar “caminho da equidade”. As oportunidades educacionais estão universalizadas, mas as escolas ainda não conseguiram equalizar a distribuição de conhecimento escolar, o que mantém e, inclusive, amplia hierarquias sociais e desigualdades educacionais. O dossiê apresenta questões existentes no Brasil e em Portugal. O debate sobre escolha escolar e acesso às escolas do município do Rio de Janeiro foi contemplado. Há um artigo escrito por mim em conjunto com o sociólogo Marcio da Costa e a antropóloga Ana Pires do Prado. Nós o batizamos com um fragmento de uma entrevista realizada com uma família que afirmou que caso tivesse mais conhecimento - neste caso conhecimento se refere a conhecer pessoas influentes – seria mais fácil conseguir uma vaga em uma boa escola.


Nosso artigo pode ser lido aqui.