A revista Interseções,
da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, acaba de publicar um dossiê com um
título convidativo: Escolas Contemporâneas, desafios republicanos. Ele foi organizado pela Helena Bomeny (UERJ/FGV) e
apresenta quatro artigos discutindo uma série de desafios apresentados às
escolas e aos sistemas educacionais em contextos em que a universalização da
educação básica foi consolidada. O dossiê indica um conjunto de dificuldades
presentes naquele que podemos chamar “caminho da equidade”. As oportunidades
educacionais estão universalizadas, mas as escolas ainda não conseguiram
equalizar a distribuição de conhecimento escolar, o que mantém e, inclusive,
amplia hierarquias sociais e desigualdades educacionais. O dossiê apresenta
questões existentes no Brasil e em Portugal. O debate sobre escolha escolar e
acesso às escolas do município do Rio de Janeiro foi contemplado. Há um artigo
escrito por mim em conjunto com o sociólogo Marcio da Costa e a antropóloga Ana
Pires do Prado. Nós o batizamos com um fragmento de uma entrevista realizada
com uma família que afirmou que caso tivesse mais conhecimento - neste caso
conhecimento se refere a conhecer pessoas influentes – seria mais fácil
conseguir uma vaga em uma boa escola.
O dossiê está disponível
em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intersecoes/index
Nosso artigo pode ser
lido aqui.