Quem sou eu

Minha foto
Sou um antropólogo brasileiro especializado em temas educacionais. Meus trabalhos focalizam as relações existentes entre a educação escolar e outras esferas da vida social. Atualmente, desenvolvo pesquisas sobre estratégias familiares e projetos de escolarização nas camadas populares das cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis, ambas no Brasil. A abordagem inclui reflexões sobre a educação básica e o ensino superior. O debate sobre a construção social das juventudes é privilegiado porque permite interpretações refinadas sobre as relações entre educação escolar e expectativas de futuro. Trabalho no Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ onde ensino antropologia e sociologia da educação, além de orientar estudantes interessados no debate entre ciências sociais e educação.

domingo, 30 de junho de 2013

Avaliações educacionais em foco: edital para gestores - 2013

Pessoal, abro espaço aqui no Blog para o lançamento do Edital de Seleção para Curso sobre Compreensão e Uso de Indicadores Educacionais. Eu faço parte da equipe que oferecerá o curso. Esta será a terceira edição. As anteriores foram muito bem avaliadas pelos gestores que participaram. Em sequência, segue o edital completo.

EDITAL DE SELEÇÃO PARA CURSO: COMPREENSÃO E USO DE INDICADORES EDUCACIONAIS

A equipe integrante do Observatório Educação e Cidade, composta por professores e estudantes da UFRJ, PUC-Rio e UERJ, formada no âmbito do Programa Observatório da Educação, patrocinado pela CAPES/MEC faz saber que estará selecionando candidatos para participarem da segunda turma do curso referido no título deste edital.
Objetivo do curso: proporcionar aos integrantes de equipes de gestão escolar de redes públicas de ensino fundamental a aquisição de conhecimentos técnicos sobre os sistemas de informação educacional brasileiros, seus possíveis usos e perspectivas.

I- Perfil dos candidatos
Serão aceitas as inscrições de gestores em atividade na rede municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro, de acordo com o seguinte perfil:
- Ser gestor da rede municipal, em escolas de primeiro ou de segundo segmento, em efetivo exercício de suas atividades profissionais. Diretores gerais, diretores adjuntos, orientadores educacionais e coordenadores pedagógicos poderão participar. 
- Ter disponibilidade de 12 horas semanais para dedicação ao curso (quatro horas em sala de aula e oito horas de atividades orientadas).
- Ter as noites de quinta-feira (das 18h às 21h) disponíveis para participação nos encontros no curso.

II – Quantidade e tipos de vagas
Serão selecionados 15 gestores.

II- Atividades previstas para os bolsistas
- Participação em “Curso de formação para compreensão e uso de indicadores educacionais” produzidos pelo sistema nacional e local de informações educacionais, inclusive as avaliações externas de aprendizagem.

IV – Valor e período da bolsa
- Cada bolsista receberá, mensalmente, R$765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais), depositados em sua conta bancária. O pagamento será feito diretamente pela CAPES/MEC.
- Cada bolsista receberá a bolsa durante 03 (três) meses, a partir de agosto de 2013. O curso terá início em 15 de agosto de 2013 e será encerrado em 21 de novembro de 2013.
- O pagamento da bolsa não configura qualquer tipo de vínculo empregatício.

V – Procedimentos para a inscrição
- Os candidatos devem enviar o currículo e uma carta de intenções para o e-mail: observatorioeducacaoecidade@gmail.com
- No assunto, os candidatos devem escrever: SELEÇÃO – OBSERVATÓRIO EDUCAÇÃO E CIDADE.
- Os currículos devem ser atualizados e não devem conter fotografias dos candidatos. Devem conter informações sobre: formação acadêmica, tempo de experiência, tempo de serviço na rede, escola(as) em que trabalha, regime de trabalho e horas semanais trabalhadas.
- As cartas de intenções devem ter, no máximo, 30 linhas. Nelas, os candidatos devem explicar os motivos que os levaram a desejar participar do curso.
- A confirmação da inscrição será feita por e-mail no qual o candidato receberá seu número de inscrição.
- O prazo final para o envio das inscrições é o dia 14/07/2013. Nenhuma inscrição será aceita após esta data.

VI – Procedimentos de seleção.
- Os currículos serão selecionados de acordo com o item I deste edital.

VII – Divulgação dos resultados
- Os resultados serão divulgados no dia 05/08/2013.
- A divulgação será feita pelo número de inscrição.
- Os resultados estarão disponíveis no blog do Observatório da Educação: http://observatorioeduc.blogspot.com/

- Os candidatos que não forem selecionados não terão direito a recurso.

VIII – convocação dos candidatos selecionados
- Os candidatos selecionados serão convocados no dia 08/08/2013, para início das atividades em 15/08/2013.
- Os candidatos selecionados assumirão o compromisso de participar de todas as atividades do curso. Serão toleradas, no máximo, duas faltas. A terceira falta fará com que o gestor seja automaticamente desligado do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário