Quem sou eu

Minha foto
Sou um antropólogo brasileiro especializado em temas educacionais. Meus trabalhos focalizam as relações existentes entre a educação escolar e outras esferas da vida social. Atualmente, desenvolvo pesquisas sobre estratégias familiares e projetos de escolarização nas camadas populares das cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis, ambas no Brasil. A abordagem inclui reflexões sobre a educação básica e o ensino superior. O debate sobre a construção social das juventudes é privilegiado porque permite interpretações refinadas sobre as relações entre educação escolar e expectativas de futuro. Trabalho no Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ onde ensino antropologia e sociologia da educação, além de orientar estudantes interessados no debate entre ciências sociais e educação.

sábado, 30 de junho de 2012

LaPOpE on line


O Site do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades educacionais - LaPOpE já está on line.

O LaPOpE dedica-se à investigação do problema clássico da distribuição de oportunidades educacionais, em todos os níveis de escolaridade. Este problema, sabe-se, está intimamente associado à estratificação social e às diversas formas de segmentação observadas nas sociedades contemporâneas. Com abordagens típicas das ciências sociais, enfatiza aspectos socioeconômicos, culturais, demográficos, raciais e espaciais da desigualdade educacional. Suas pesquisas são produto da atividade coletiva de seus membros, em busca de recursos teóricos e metodológicos em diálogo com a literatura nacional e internacional. 

O LaPOpE adota procedimentos de pesquisa envolvendo o tratamento e a análise de dados em grande escala, produção de dados primários através de surveys, entrevistas, grupos focais, observação, georreferenciamento, análise socioespacial e documental, e demais recursos de modalidades qualitativas e quantitativas de pesquisa.

Somos um grupo de professores com especialidades complementares. Eu, Marcio da Costa, Mariane Koslinski, Ana Pires do Prado, Silvina Fernández, Gabriela Honorato e Rosana Heringer.



Vejam o site:
http://www.lapope.fe.ufrj.br/