Quem sou eu

Minha foto
Sou um antropólogo brasileiro especializado em temas educacionais. Meus trabalhos focalizam as relações existentes entre a educação escolar e outras esferas da vida social. Atualmente, desenvolvo pesquisas sobre estratégias familiares e projetos de escolarização nas camadas populares das cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis, ambas no Brasil. A abordagem inclui reflexões sobre a educação básica e o ensino superior. O debate sobre a construção social das juventudes é privilegiado porque permite interpretações refinadas sobre as relações entre educação escolar e expectativas de futuro. Trabalho no Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ onde ensino antropologia e sociologia da educação, além de orientar estudantes interessados no debate entre ciências sociais e educação.

sábado, 23 de janeiro de 2016

Novo dossiê sobre antropologia e educação na Vibrant

Acaba de sair o mais novo número da Vibrant, a revista da Associação Brasileira de Antropologia. Esse número apresenta um dossiê sobre antropologia e educação, organizado pelas antropólogas Yvonne Maggie, Helena Sampaio e Ana Pires do Prado. Trata-se de uma leitura fundamental para aqueles que desejam conhecer os debates mais atuais nessa área de estudos. Os artigos trazem reflexões consistentes que nos ajudam a construir uma visão panorâmica sobre o campo e, ao mesmo tempo, mergulhar em temas específicos como escolha escolar, educação indígena, educação pública, entre outros. 

Eu participei do dossiê com um artigo sobre escolha e acesso às melhores escolas do Rio de Janeiro. Para aqueles que tiverem interesse, segue o link.

http://www.vibrant.org.br/issues/lastest-issue-v-12-n-2-07-122015/rodrigo-rosistolato-choice-and-access-to-the-best-schools-of-rio-de-janeiro-a-rite-of-passage/


Adicionar legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário