Quem sou eu

Minha foto
Sou um antropólogo brasileiro especializado em temas educacionais. Meus trabalhos focalizam as relações existentes entre a educação escolar e outras esferas da vida social. Atualmente, desenvolvo pesquisas sobre estratégias familiares e projetos de escolarização nas camadas populares das cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis, ambas no Brasil. A abordagem inclui reflexões sobre a educação básica e o ensino superior. O debate sobre a construção social das juventudes é privilegiado porque permite interpretações refinadas sobre as relações entre educação escolar e expectativas de futuro. Trabalho no Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ onde ensino antropologia e sociologia da educação, além de orientar estudantes interessados no debate entre ciências sociais e educação.

domingo, 24 de novembro de 2013

Seminário Observatórios da Educação

Caros Leitores, 

Essa postagem é um convite para o seminário interinstitucional Observatórios da Educação. O evento é o resultado de uma parceria entre a UFRJ, a PUC-Rio, a UERJ e a UFJF. O Instituto Desiderata também é parceiro na organização do seminário. 

Entre os dias 05 e 06 de dezembro de 2013 - nas instalações do Arquivo Nacional - discutiremos temas contemporâneos relacionados à educação e aos sistemas educacionais. Teremos quatro mesas compostas por professores e estudantes das quatro universidades envolvidas. Além dos trabalhos apresentados, receberemos convidados que comentarão os textos e, ao final, poderemos debater com o público. Além das mesas, teremos uma sessão com os trabalhos dos alunos de graduação e o lançamento do site LATITUDE,  uma plataforma que disponibilizará dados sobre a educação no Rio de Janeiro. 

Serão dois dias de intenso trabalho acadêmico.  Sua participação é indispensável!

As inscrições estão disponíveis em: http://www.simplesmente.com.br/desiderata/sem-dez.html

O link acima o direcionará para a programação. Basta clicar no folder e realizar sua inscrição. 

Todo o evento é gratuito! Nos encontramos por lá.