No dia 22/09 fui convidado
pelo SESC para apresentar uma videoconferência sobre juventudes, ensino para
jovens e adultos e mercado de trabalho. A atividade foi interessante porque
tive a possibilidade de dialogar – graças às tecnologias de informação e
comunicação – com professores que atuam no Ensino de Jovens e Adultos em todo o
Brasil. Discutimos questões relacionadas à universalização da educação básica,
às taxas de repetência e seus impactos na trajetória dos estudantes. Além disso, pensamos nos
caminhos percorridos pelos jovens em direção ao mercado de trabalho. Estou
disponibilizando o vídeo aqui no Blog para todos que tiverem interesse.
Este Blog é um espaço para exercitar o olhar antropológico. Os alvos são o cotidiano urbano e as questões relacionadas à educação escolar. Sejam bem-vindos!
Quem sou eu

- Rodrigo Rosistolato
- Sou um antropólogo brasileiro especializado em temas educacionais. Meus trabalhos focalizam as relações existentes entre a educação escolar e outras esferas da vida social. Atualmente, desenvolvo pesquisas sobre estratégias familiares e projetos de escolarização nas camadas populares das cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis, ambas no Brasil. A abordagem inclui reflexões sobre a educação básica e o ensino superior. O debate sobre a construção social das juventudes é privilegiado porque permite interpretações refinadas sobre as relações entre educação escolar e expectativas de futuro. Trabalho no Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ onde ensino antropologia e sociologia da educação, além de orientar estudantes interessados no debate entre ciências sociais e educação.
domingo, 4 de outubro de 2015
segunda-feira, 29 de junho de 2015
Lula e o sapato que voou
Atualmente está na moda
descer o malho no PT e em seu maior representante, Luiz Inácio Lula da Silva: o
Lula. Parece bastante óbvio que muitas questões relacionadas aos desmandos da
Petrobras, aos financiamentos de campanhas, entre outras, ainda precisam ser
melhor esclarecidas. Porém, a mim também parece óbvio que, como dizia minha
avó: “não se deve jogar a criança fora junto com a água da bacia”.
Faz pouco tempo que eu
estava conversando com um amigo de infância que era fã do Lula desde
pequenininho e agora tornou-se inimigo declarado. Aliás, agora também pega
super bem ser o inimigo numero 1 do Lula. Ele disse, no meio da conversa, uma
série de impropérios sobre o Lula, o PT, o Governo, o Bolsa Família, o FIES, o
PROUNI, o REUNI, o PRONATEC e lá se foi o papo. Eu preferi deixar para lá.
Afinal, bons amigos às vezes deixam a língua correr solta e falam uma série de
besteiras sem apresentar nenhum dado.
Ocorre que durante a
conversa eu lembrei de um fato interessante. Eu estava em João Pessoa, em uma
Van que levava pessoas para os principais pontos turísticos da cidade. De
repente entrou uma família inteira. Percebi de imediato que tratava-se de uma
família porque todos chamavam uns aos outros pelo grau de parentesco (tia segura
isso... tio pega aquilo, prima senta aqui...). Fiquei curioso com aquela
família e nem precisei perguntar nada porque após 10 minutos de viagem o
patriarca puxou papo e começou a contar a história daquela viagem.
Ele disse que a família
inteira planejou a viagem em conjunto. Todos os homens trabalhavam no ramo da
construção civil – pedreiros, serventes, marceneiros, etc. As mulheres eram
faxineiras, costureiras... Nunca tinham viajado, mas agora - estávamos em 2012 –
eles podiam deixar de trabalhar durante 15 dias e viajar para o lugar que
desejassem. Perguntei se ele estava gostando do lugar e a resposta veio com um
sorriso. Disse-me que estava adorando porque o lugar era bonito e ele finalmente
poderia disputar com outro parente.
O tal parente tinha um
sapato que já tinha voado. Depois de ter viajado de avião pela primeira vez,
seu parente guardou o sapato sem limpar. Ele disse que o sapato ficava em um
saco plástico, na estante de casa. Toda vez que acontecia uma reunião familiar,
ele provocava os visitantes apresentando o sapato e dizendo: “esse aqui já
voou. Você tem um desses para mostrar”. Meu simpático interlocutor estava muito
contente porque agora não mais ficaria calado com a brincadeira de seu parente.
Ele também iria guardar o sapato com que voou de Minas Gerais para a Paraíba e
mostrar para todo mundo nas festas.
Contei essa história
para meu amigo vociferante e disse que não devemos esquecer que o Lula – e as
políticas inclusivas do PT - colocaram muitos sapatos para voar por ai.
Minha sábia avó diria:
não joguemos a criança fora junto com a água da bacia. De minha parte, quero
continuar encontrando com os pobres que enchem os aviões e guardam seus sapatos
como recordação. Acredito que meu gentil interlocutor não tenha virado inimigo
do Lula e do PT.
terça-feira, 29 de julho de 2014
A política e a bunda coletiva
Hoje
compartilhei um vídeo postado por um amigo de facebook. Nele, o comediante
Marcelo Adnet faz uma caricatura do famoso ritual de corpo-a-corpo na política.
Aquele que os políticos realizam às vésperas das eleições. Saem à rua, beijam
idosos e crianças, comem pratos populares e vendem a imagem de renovação na política,
mesmo que estejam no poder por longos anos.
Não
escrevi nada além de “o mais curioso é que a gente acha graça”. Rapidamente
tive algumas curtidas, partilhas e comentários. Foi sensacional perceber que
todos entenderam a crítica presente no vídeo, riram por conta da qualidade do
trabalho do humorista e, de certa forma, corroboraram com a percepção de que a
política feita por aqui é assim mesmo.
Quando
Gonzaguinha lançou “É” ele dizia que “a
gente não tem cara de panaca. A gente não tem jeito de babaca. A gente não está
com a bunda exposta na janela prá passar mão nela”. Sempre fui fã dele e
achava o máximo imaginar o que seria uma bunda exposta na janela para todo
mundo passar a mão nela. Afinal, como diz o Roberto da Matta, a bunda na cultura
brasileira é sagrada e envolve uma série de sacralidades. Se o sujeito é homem,
e orientado pelas regras da masculinidade tradicional, não pode deixar que
ninguém passe a mão na bunda dele. Se ele tem mulher, ninguém pode olhar a
bunda dela. Se ele não é orientado pela masculinidade tradicional, não vai
deixar qualquer um passar a mão na bunda dele [só aqueles que ele escolher] e
também não vai gostar que olhem para a bunda do homem dele.
Por
outro lado, se o sujeito é mulher, e gosta de carinhos na bunda, tem que
controlar quem passa a mão na sua bunda. Afinal, se deixar por conta da massa, todo
mundo acaba tirando uma casquinha e a bunda, convenhamos, não é para todos. Só para
aqueles que têm direto a ela, um tipo de direito definido por aquele que é dono
da bunda, nesse caso tanto faz se é homem ou mulher. Afinal, a bunda é algo que
nos une porque todo mundo têm e precisa decidir o que fazer com ela.
A
metáfora do Gonzaguinha é muito interessante porque estar com a bunda exposta
na janela e disponível para quem quisesse passar a mão seria um exemplo de
subserviência e submissão. Ele dizia que não aceitávamos isso porque “a gente quer viver uma nação, a gente quer
é ser um cidadão”. Temos aí duas coisas complicadas de ser no Brasil. Ser
nação e cidadão por aqui depende, dentre outras coisas, da existência de representantes
que façam valer os direitos coletivos, do Estado Democrático, do sistema
republicano, entre outras questões.
É
nesse ponto que eu volto ao Adnet e sua caricatura. Usando uma estratégia
malinowskiana, proponho um “imagine-se”.
Imagine-se como um cidadão brasileiro, cheio de vontade de construir uma nação,
querendo compartilhar a liberdade e a felicidade que nos torna humanos com
todos os outros cidadãos e... representado por um político como o caricaturado
no vídeo. Sinceramente, isso é no mínimo incongruente.
Se
o país é um coletivo e pode ser pensado como uma grande bunda, nosso problema é
que é muito difícil controlar uma bunda coletiva, aquela que os políticos
caricaturados no vídeo gostam de passar a mão no escurinho, sem avisar a
ninguém. A bunda individual é mais fácil de controlar, mas ela acaba recebendo
uma mãozada abusada, mesmo sem querer. Pensando na lógica do possível e nas
eleições que se aproximam, se a bunda coletiva sempre está exposta na janela, vale
a pena buscar individualmente aqueles que não gostem tanto de passar a mão nela.
Será que eles existem?
domingo, 13 de julho de 2014
Avaliações externas de aprendizagem em foco - segunda turma de 2014
Pessoal, novamente abro espaço aqui no Blog para o lançamento do Edital de Seleção para Curso sobre Compreensão e Uso de Indicadores Educacionais, segunda turma de 2014. Eu faço parte da equipe que oferecerá o curso. As edições anteriores foram muito bem avaliadas pelos gestores que participaram. Em sequência, segue o edital completo.
EDITAL
DE SELEÇÃO PARA CURSO: COMPREENSÃO E USO DE INDICADORES EDUCACIONAIS
A equipe integrante do Observatório Educação e Cidade, composta
por professores e estudantes da UFRJ, PUC-Rio e UERJ, formada no âmbito do
Programa Observatório da Educação, financiado pela CAPES/MEC faz saber que
estará selecionando candidatos para participarem da quarta turma do curso
referido no título deste edital.
Objetivo do curso: proporcionar aos integrantes de equipes de
gestão escolar de redes públicas de ensino fundamental a aquisição de
conhecimentos técnicos sobre os sistemas de informação educacional brasileiros,
seus possíveis usos e perspectivas.
I- Perfil
dos candidatos
Serão aceitas as inscrições de gestores em atividade nas redes
municipais de educação da cidade do Rio de Janeiro ou da cidade de Duque de
Caxias, de acordo com o seguinte perfil:
- Ser gestor da rede municipal, em escolas de primeiro ou de
segundo segmento, em efetivo exercício de suas atividades profissionais. Diretores gerais, diretores adjuntos,
orientadores educacionais e coordenadores pedagógicos poderão participar.
- Ter disponibilidade de 12 horas semanais para dedicação ao curso
(quatro horas em sala de aula e oito horas de atividades orientadas).
- Ter as noites de quinta-feira (das 18h às 21h) disponíveis para
participação nos encontros no curso.
II – Quantidade
e tipos de vagas
Serão selecionados 15 gestores.
II-
Atividades previstas para os bolsistas
- Participação em “Curso de
formação para compreensão e uso de indicadores educacionais” produzidos
pelos sistemas nacional e local de informações educacionais, inclusive as
avaliações externas de aprendizagem.
IV –
Valor e período da bolsa
- Cada bolsista receberá, mensalmente, R$765,00 (setecentos e
sessenta e cinco reais), depositados em sua conta bancária. O pagamento será
feito diretamente pela CAPES/MEC.
- Cada bolsista receberá a bolsa durante 03 (três) meses, a partir
de setembro de 2014. O curso terá início em 14 de agosto de 2014 e será
encerrado em 13 de novembro de 2014.
- O pagamento da bolsa não configura qualquer tipo de vínculo
empregatício.
V –
Procedimentos para a inscrição
- Os candidatos devem enviar o formulário de inscrição (anexo I do
Edital) e uma carta de intenções para o e-mail: observatorioeducacaoecidade@gmail.com
- No assunto, os candidatos devem escrever: SELEÇÃO – OBSERVATÓRIO
EDUCAÇÃO E CIDADE.
- Os formulários de inscrição (anexo I do Edital) não devem
conter fotografias dos candidatos. Devem conter informações sobre: idade, formação
acadêmica, tempo de experiência, tempo de serviço na rede, CRE em que trabalha,
escola(as) em que trabalha, função exercida, tempo na gestão, regime de
trabalho e horas semanais trabalhadas. (Veja anexo I)
- As cartas de intenções devem ter, no máximo, 30 linhas. Nelas,
os candidatos devem explicar os motivos que os levaram a desejar participar do
curso.
- A confirmação da inscrição será feita por e-mail no qual o
candidato receberá seu número de inscrição.
- O prazo final para o envio das inscrições é o dia 31/07/2014.
Nenhuma inscrição será aceita após esta data.
VI –
Procedimentos de seleção.
- Os currículos serão selecionados de acordo com o item I deste
edital.
VII –
Divulgação dos resultados
- Os resultados serão divulgados no dia 07/08/2014.
- A divulgação será feita pelo número de inscrição.
- Os resultados estarão disponíveis no blog do Observatório da Educação: http://observatorioeduc.blogspot.com/
- Os candidatos que não forem selecionados não terão direito a
recurso.
VIII –
convocação dos candidatos selecionados
- Os
candidatos selecionados serão convocados no dia 08/08/2014, para início das
atividades em 14/08/2014.
- Os candidatos
selecionados assumirão o compromisso de participar de todas as atividades do
curso. Serão toleradas, no máximo, duas faltas. A terceira falta fará com que o
gestor seja automaticamente desligado do curso.
ANEXO
1 – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
NOME:
IDADE:
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
GRADUAÇÃO:
MESTRADO:
DOUTORADO:
TEMPO DE SERVIÇO NA REDE:
CRE EM QUE TRABALHA:
ESCOLA(AS) EM QUE TRABALHA:
FUNÇÃO EXERCIDA:
TEMPO DE TRABALHO NA GESTÃO:
REGIME DE TRABALHO DA REDE:
HORAS SEMANAIS TRABALHADAS:
CARTA DE INTENÇÕES
30 linhas no máximo
sexta-feira, 14 de março de 2014
O Maraca não é mais nosso!
A proximidade com a copa do mundo no Brasil está mexendo com muita gente. Há os
eufóricos, que já estão loucos pelos jogos; os mal-humorados, inclusive eu, que
vivem xingando o prefeito, o governador, a Dilma e a FIFA por causa das obras;
e há também os reflexivos, que estão pensando em outras mudanças, mais ligadas
ao campo dos sentimentos. Dentre eles está meu amigo com nome de Santo Guerreiro:
Jorge. Ele escreveu um belíssimo texto contanto sua primeira experiência no
maracanã (a primeira a gente nunca esquece). É um texto bonito e triste porque
narra uma história que as próximas gerações não viverão. O novo maracanã ganhou
o padrão higienizado da FIFA, mas perdeu a alegria dos desdentados, dos “geraldinos”
e do encontro caloroso com a alegria proporcionada pelo futebol. Sem mais
palavras, segue o texto do Jorge. O título do post também é dele!
***
“Que apreensão! Campeonato
brasileiro de 92, jogo decisivo para a classificação e lá ia eu pela primeira
vez ao Maraca. Fico arrepiado só de lembrar. Falar esse nome remete-me àquele
Maracanã, por isso arrepia. Trafegava pela avenida Brasil em direção ao maior
do Mundo, de carona com amigos dos amigos (era outra época), pois era a forma
de perder a virgindade sem correr maiores riscos. Imaginava no caminho como
seria chegar ao estádio antes de um jogo; já tinha-o visto por fora, frio, mas
belo. Mas como seria num jogo? Entrar, sentar, ver as cabines de rádio, os
repórteres em campo, a torcida, as placas de publicidade. Ah! ...... e o jogo,
é claro! Vou tentar descrever uma das melhores emoções que tive na vida, mas
será difícil; só quem viveu saberá. Não sabia que entrávamos nas arquibancadas
do Maraca por um túnel, parecido com os jogadores entrando em campo. Cada vez
que subia mais a rampa do túnel, ... o barulho aumentava; a claridade anunciava
algo grandioso por detrás daquele ruído. Senti meus batimentos num intervalo de
tempo menor; num cálculo bem rápido percebi que estava acelerado, pensei em
física e no movimento uniformemente acelerado do meu coração, e em como faria
para calcular a velocidade dos batimentos. Quando se está nervoso, o tempo
quase pára; então por mais que caminhasse o momento tão esperado não chegava. O
túnel era interminável! Até que avistei..... Era o outro lado da arquibancada
por onde eu entrava. Era lindo! Único! Acho que na fé em meu ateísmo pensei; ......
meu Deus!!! O verde ofuscou-me, e as vozes próximas atrapalharam um pouco
aquele momento, que por instante agora era totalmente silencioso. Meu e dele,
do Maraca. Isso mesmo, personalizei aquele mundão de concreto. Parecia que nos
conhecíamos há muito tempo por carta, telefone, e-mail (ops novamente), mas
nunca tinha encontrado com ele pessoalmente. Caminhei na direção de um assento
levado pela multidão que estava ao meu lado, na frente e atrás de mim. Não
tinha relógio, portanto não sabia se iria começar o espetáculo (jogo); quanto
faltava, mas não importava. Já havia vencido a todos. Todos que nunca tiveram a
oportunidade de passar por aquilo; ou todos que passaram e não perceberam a
sutileza do evento. A certo tempo já estava delimitando arquibancadas, ....
cadeiras azuis, ..... geral, ..... até o pessoal mais abastado em um setor;
pois mesmo que a onda de senta e levanta não terminasse ali, percebia-se que o
espaço onde se encontravam era menor que todo o estádio. Ah! O jogo vencemos
por 2 x 0 e nos classificamos, mas nem os gols compararam-se à emoção que
senti. Outros possivelmente sentirão a mesma emoção que senti no “new maracanã”
(expressão usada pelo jornalista Mauro César da ESPN), mas algumas coisas são
só minhas. O túnel, não sei porque, é diferente. Pode ser pelo fato de não ser
mais virgem. O fosso, por mais que a palavra soasse estranha a ouvidos outros;
no meu era usado para realçar o palco principal; o picadeiro. A delimitação
entre os setores não há mais; nem diferenciam os mais abastados. Há quem possa
pensar que antes é que existia o segregacionismo devido às divisões; mas penso
o inverso. Hoje parece que só tem um setor. A última vez que fui a um jogo me
senti realmente numa arena; onde a quantidade de tablets ganhava de goleada dos
radinhos e dos negros. Como já dizia Titãs, não acredito em ninguém com mais de
32 dentes! Onde está o desdentado do Maraca?”
(C.J.
Riger – Doutor em bioquímica, viciado em esportes e apaixonado pelo futebol).
Jorge
recomenda: “Memórias do Chumbo – O Futebol nos Tempos do Condor, com
direção de Lúcio de Castro”, episódio sobre o Chile e diz: “o esporte
nos revela muito mais do que pensamos”.
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO
O Observatório Educação e Cidade
torna público o resultado final da seleção para o curso “Compreensão e uso de
indicadores educacionais – edição 2014”.
Os candidatos selecionados devem
confirmar a participação no curso por e-mail até o dia 09 de fevereiro de 2014.
Os candidatos que foram selecionados
para a lista de espera poderão participar do curso. Porém, não receberão bolsa.
Aqueles que desejarem participar deverão enviar e-mail confirmando o interesse.
Em caso de desistência por parte de
algum bolsista, a bolsa será redistribuída para o primeiro candidato da lista
de espera e assim sucessivamente. Somente os candidatos que tenham participado
de todas as atividades estarão aptos ao recebimento das bolsas.
Indicamos que os candidatos não
selecionados para esta turma poderão participar da seleção novamente, nas próximas
turmas previstas para 2014.
Os números dos candidatos
selecionados e da lista de espera correspondem ao número de inscrição enviado
por e-mail.
CANDIDATOS SELECIONADOS
01
|
02
|
04
|
09
|
13
|
15
|
17
|
18
|
22
|
23
|
31
|
32
|
33
|
34
|
35
|
36
|
37
|
LISTA DE ESPERA
11
|
28
|
21
|
05
|
10
|
12
|
quinta-feira, 16 de janeiro de 2014
Avaliações educacionais em foco: edital para gestores - 2014
Pessoal, novamente abro espaço aqui no Blog para o lançamento do Edital de Seleção para Curso sobre Compreensão e Uso de Indicadores
Educacionais, edição 2014. Eu faço parte da equipe que oferecerá o curso. As edições anteriores foram muito bem avaliadas pelos
gestores que participaram. Em sequência, segue o edital completo.
EDITAL DE SELEÇÃO PARA CURSO: COMPREENSÃO E USO DE INDICADORES EDUCACIONAIS - 2014
A equipe integrante do Observatório Educação e Cidade, composta por professores e estudantes da UFRJ, PUC-Rio e UERJ, formada no âmbito do Programa Observatório da Educação, patrocinado pela CAPES/MEC faz saber que estará selecionando candidatos para participarem da terceira turma do curso referido no título deste edital.
Objetivo do curso: proporcionar aos integrantes de equipes de gestão escolar de redes públicas de ensino fundamental a aquisição de conhecimentos técnicos sobre os sistemas de informação educacional brasileiros, seus possíveis usos e perspectivas.
I- Perfil dos candidatos
Serão aceitas as inscrições de gestores em atividade na rede municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro, de acordo com o seguinte perfil:
- Ser gestor da rede municipal, em escolas de primeiro ou de segundo segmento, em efetivo exercício de suas atividades profissionais. Diretores gerais, diretores adjuntos, orientadores educacionais e coordenadores pedagógicos poderão participar.
- Ter disponibilidade de 12 horas semanais para dedicação ao curso (quatro horas em sala de aula e oito horas de atividades orientadas).
- Ter as noites de quarta-feira (das 18h às 21h) disponíveis para participação nos encontros no curso.
II – Quantidade e tipos de vagas
Serão selecionados 15 gestores.
II- Atividades previstas para os bolsistas
- Participação em “Curso de formação para compreensão e uso de indicadores educacionais” produzidos pelo sistema nacional e local de informações educacionais, inclusive as avaliações externas de aprendizagem.
IV – Valor e período da bolsa
- Cada bolsista receberá, mensalmente, R$765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais), depositados em sua conta bancária. O pagamento será feito diretamente pela CAPES/MEC.
- Cada bolsista receberá a bolsa durante 03 (três) meses, a partir de fevereiro de 2014. O curso terá início em 12 de fevereiro de 2014 e será encerrado em 30 de maio de 2014.
- O pagamento da bolsa não configura qualquer tipo de vínculo empregatício.
V – Procedimentos para a inscrição
- Os candidatos devem enviar o formulário de inscrição (anexo I do Edital) e uma carta de intenções para o e-mail: observatorioeducacaoecidade@gmail.com
- No assunto, os candidatos devem escrever: SELEÇÃO – OBSERVATÓRIO EDUCAÇÃO E CIDADE.
- Os formulários de inscrição (anexo I do Edital) não devem conter fotografias dos candidatos. Devem conter informações sobre: idade, formação acadêmica, tempo de experiência, tempo de serviço na rede, CRE em que trabalha, escola(as) em que trabalha, função exercida, tempo na gestão, regime de trabalho e horas semanais trabalhadas. (Veja anexo I)
- As cartas de intenções devem ter, no máximo, 30 linhas. Nelas, os candidatos devem explicar os motivos que os levaram a desejar participar do curso.
- A confirmação da inscrição será feita por e-mail no qual o candidato receberá seu número de inscrição.
- O prazo final para o envio das inscrições é o dia 30/01/2014. Nenhuma inscrição será aceita após esta data.
VI – Procedimentos de seleção.
- Os currículos serão selecionados de acordo com o item I deste edital.
VII – Divulgação dos resultados
- Os resultados serão divulgados no dia 05/02/2014.
- A divulgação será feita pelo número de inscrição.
- Os resultados estarão disponíveis no blog do Observatório da Educação:http://observatorioeduc.blogspot.com/
- Os candidatos que não forem selecionados não terão direito a recurso.
VIII – convocação dos candidatos selecionados
- Os candidatos selecionados serão convocados no dia 05/02/2014, para início das atividades em 12/02/2014.
- Os candidatos selecionados assumirão o compromisso de participar de todas as atividades do curso. Serão toleradas, no máximo, duas faltas. A terceira falta fará com que o gestor seja automaticamente desligado do curso.
ANEXO 1 – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
NOME:
IDADE:
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
GRADUAÇÃO:
MESTRADO:
DOUTORADO:
TEMPO DE SERVIÇO NA REDE:
CRE EM QUE TRABALHA:
ESCOLA(AS) EM QUE TRABALHA:
FUNÇÃO EXERCIDA:
TEMPO DE TRABALHO NA GESTÃO:
REGIME DE TRABALHO DA REDE:
HORAS SEMANAIS TRABALHADAS:
CARTA DE INTENÇÕES
30 linhas no máximo
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